Tonon Bioenergia

1962 - O grupo inicia suas atividades industriais sob o nome de Irmãos Tonon. A primeira usina, a Santa Cândida, localizada em Bocaina (SP), produzia, inicialmente, cereais e cachaça - destilado feito a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar.

1979 - Com a fundação da Destilaria Tonon, a empresa começa a fabricar etanol.

2002 - A companhia recebe o nome de Santa Cândida Açúcar e Álcool e inicia a fabricação do açúcar VHP.

2003 - De forma pioneira no setor sucroenergético brasileiro, a empresa passa a produzir e a vender eletricidade.

2006 - Como parte do projeto de expansão das atividades, começa a construção da Unidade Vista Alegre (UVA), no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), inaugurada dois anos depois.

2008 - A família Tonon confia a Diretoria Executiva da empresa a uma equipe de gestores profissionais, atuando de maneira ativa através do Conselho de Administração.

2009 - As duas unidades industriais passam a formar uma única companhia: a Tonon Bioenergia S.A.

2010 - O Fundo de Investimentos em Participações (FIP) DGF Terra Viva torna-se acionista da nova empresa adquirindo ações equivalentes a 18% do capital social da Tonon

2011 - Em dezembro a Tononvendeu seus ativos de cogeração para a Energisa, empresa do setor elétrico. Após 20 anos o comando dessas operações será devolvido à Tonon.

2012 - Em agosto, o FIP DGF Terra Viva comprou novas ações da Tonon Bioenergia S.A., elevando sua participação de 18% para 30,4%.

2013 - A Tonon compra a Paraíso Bioenergia S.A., localizada em Brotas (SP). A Paraíso é incorporada em setembro, tornando-se a ser a terceira unidade da Tonon Bioenergia. Com a aquisição, a companhia passa a uma capacidade de moagem de 8,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, o que aumenta sua presença no setor e solidifica ainda mais sua participação em uma das áreas mais privilegiadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento dessa indústria.