Tonon Bioenergia

Práticas

A Tonon Bioenergia tem como um de seus principais compromissos desenvolver suas atividades prezando sempre pela preservação da natureza, atitude que resulta em um ambiente de trabalho saudável, característica imprescindível para a melhoria contínua de todo o seu processo produtivo.

Entre as principais práticas sustentáveis adotadas pela companhia, destacam-se:

  • Levantamento de Aspectos e Impactos;
  • Uso Racional de água;
  • Programas de Monitoramento Ambiental;
  • Tratamento, Monitoramento e Gestão dos Efluentes Líquidos;
  • Licenciamento e Legislação Ambiental;
  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Proteção e Recuperação de Áreas de APP e Reserva Legal;
  • Plano de Emergência Ambiental (PEA), Sistemas de Segurança e Proteção Naturais;
  • Responsabilidade Socioambiental;
  • Programa Vida em Ação (voltado ao público interno e externo), envolvendo os seguintes aspectos: Família, Comunidade, Educação, Saúde, Segurança, Lazer e Cultura;
  • Programa de Educação Ambiental, Formação, Informação e Motivação;
  • Programa 4 Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar;
  • Programa de Redução Gradativa de Queima - PEQ;
  • Plano de Aplicação de Vinhaça - PAV;
  • Cogeração de Energia Renovável - Crédito de Carbono (MDL);
  • Programa de Uso e Ocupação do Solo;
  • Controle Biológico de Pragas na cultura de cana-de-açúcar;
  • Uso Racional de Agrotóxicos - Armazenamento e Descarte de Embalagens;
  • Uso de Geotecnologias no gerenciamento agrícola e ambiental;
  • Certificações Ambientais.

Comitê de Recursos Humanos e Sustentabilidade

Este comitê de apoio ao Conselho de Administração foi instituído com o objetivo de discutir, definir e acompanhar as ações estratégicas relacionadas às práticas de Recursos Humanos e Sustentabilidade, de acordo com os padrões de responsabilidade socioambiental da Tonon Bioenergia.

Programa Vida em Ação

Este é o compromisso ético da Tonon Bioenergia, firmado por meio do desenvolvimento de um programa de gestão de práticas ambientais, sociais, de educação, saúde, segurança e lazer, envolvendo seus colaboradores e a comunidade local.

Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF)

A Unidade Vista Alegre (UVA), localizada em Maracaju (MS), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (Fiems) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promove o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que, dentre seus objetivos, busca incentivar o desenvolvimento da cadeia de fornecimento local, promover a sustentabilidade ambiental e modernizar a gestão e conscientização com a regularização das propriedades rurais.

O programa reúne a sociedade civil, a iniciativa privada, proprietários de terras (fornecedores), parceiros e o poder público, que atuam com o intuito de garantir a conservação e reabilitação dos processos ecológicos e da biodiversidade, além de garantir abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

Responsabilidade Social

A preocupação com o bem-estar das pessoas ultrapassa os limites das unidades da Tonon. Nossos funcionários têm um forte envolvimento com as comunidades e instituições beneficentes das áreas em que atuam, para que as ações não fiquem restritas ao assistencialismo - doação de dinheiro ou alimentos. A empresa mantém, em parceria com a Prefeitura de Brotas (SP), o Centro de Educação Infantil (CEI) Zilda Francini Pinheiro, que abriga cerca de 70 crianças, com idades entre zero e seis anos.

Graças ao apoio da Tonon, a CEI é, atualmente, uma das únicas creches que oferecem atividades educacionais em tempo integral, sendo referência em sua região.

Certificações Ambientais e Sociais

Certificações de Sustentabilidade e Qualidade

O reconhecimento e o compromisso socioambiental da Tonon Bioenergia são comprovados por meio das certificações que possui:

  • Certificado de Créditos de Carbono: Recebido pela Unidade Santa Cândida (SP) e expedida pela Empresa TUVNORD (certificadora internacional credenciada) para a validação dos créditos de carbono em 2006. A unidade foi uma das primeiras usinas no Brasil a ser certificada e obter a autorização da ONU para a comercialização dos créditos provenientes de projetos MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) com o sistema de geração de energia elétrica por meio do bagaço da cana-de-açúcar, procedimento que contribui com a diminuição de CO2 na atmosfera. A unidade obteve autorização junto à ONU ao novo período de emissão de créditos até 2017.
  • Certificação Internacional de Sustentabilidade RTFO - "Bioethanol Sustainability Programme": Certificação que obedece a princípios de sustentabilidade para a comercialização de biocombustíveis à Europa. A Tonon Bioenergia foi credenciada, em 2009, em duas de suas unidades: Santa Cândida e Vista Alegre.
  • Certificação da EPA (United State Environmental Protection Agency): Certificação da Agência Ambiental Americana para comercialização de biocombustíveis para os Estados Unidos. As unidades certificadas (Santa Cândida e Vista Alegre) desenvolvem, a cada exportação, um dossiê para comprovar a rastreabilidade sustentável da cadeia de custódia do etanol, desde a produção até o embarque do produto final junto ao cliente.
  • Certificação Carb (Agência Internacional da Califórnia): Certificação para comercialização de biocombustíveis para a Califórnia. As Unidades Santa Cândida e Vista Alegre foram credenciadas em 2013, sendo classificadas nos melhores níveis de registro do CARB, feito alcançados por poucas empresas.
  • Certificado Agroambiental do Estado de São Paulo (Protocolo Etanol Verde): Certificado de renovação anual, com compromissos assumidos junto ao governo do Estado para redução de queima de cana e outras melhorias ambientais, com metas estabelecidas. As unidades Santa Cândida e Paraíso fazem parte do Protocolo Agro-Ambiental.
  • Certificação de Qualidade HALAL: Certificado emitido à Unidade Paraíso (SP), que permite a comercialização de açúcar à comunidade judaica. Ele assegura que os produtos, bem como os alimentos produzidos em diferentes indústrias, cumprem com o sistema Halal, e que não há elementos tidos como impuros no processo de produção.
  • Certificação de Qualidade KOSHER: Certificado emitido à Unidade Paraíso (SP), que permite a comercialização de açúcar à comunidade judaica. A certificação atesta que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem às normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa.
  • Certificado da Empresa Amiga (Fundação Amaral Carvalho): referência de certificado para as empresas que contribuem financeiramente com a manutenção da Fundação Amaral Carvalho, localizada em Jaú, um dos mais modernos centros de combate ao câncer do País.

Certificações de Sustentabilidade e Qualidade (EM PROCESSO)

As Unidades da Tonon Bioenergia passam por processo de auditoria para obterem mais duas certificações internacionais, que impulsionarão sua comercialização externa de biocombustíveis e açúcar em 2014:

- Certificação Bonsucro (Certificação Sócio-Ambiental de Referência Internacional no Setor Sucroenergético) - Responsável por liberar a comercialização de açúcar e etanol em todo o mercado europeu, a Bonsucro é uma das mais importantes e respeitadas certificações de sustentabilidade do setor. A Unidade Santa Cândida passa pelo processo de auditoria e deverá ser certificada até julho deste ano. A meta da Tonon Bioenergia é estender o credenciamento para todas as unidades.

- Certificação IS0-22.000 (Qualidade em Segurança Alimentar): A ABNT NBR ISO 22000 é uma metodologia reconhecida internacionalmente e recomendada pela Comissão do Codex Alimentarius, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de desenvolver padrões de segurança alimentar e diretivas. A Unidade Paraíso deverá obter a certificação até julho deste ano.