Tonon Bioenergia

Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia é uma das mais importantes empresas do setor sucroenergético brasileiro.

Formada pelas unidades Santa Cândida (Bocaina-SP), Paraíso (Brotas-SP) e Vista Alegre (Maracaju-MS), que juntas empregam cerca de 5 mil colaboradores, a companhia tem capacidade de moagem de cana-de-açúcar de aproximadamente 8,2 milhões de toneladas por safra.

A empresa atua na fabricação de açúcar (granulado refinado e VHP) e etanol anidro e hidratado, produtos que são comercializados no Brasil e no exterior.

A Tonon Bioenergia é autossuficiente em energia graças à utilização do bagaço da cana como matéria-prima. O excedente produzido é comercializado pelas empresas parceiras da Tonon na cogeração: a Energisa, nas unidades Santa Cândida e Vista Alegre; e a Rhodia/Solvay, na Unidade Paraíso. Além dessas, a companhia é a única no Brasil a ter uma parceria com a Amyris, produtora de farneseno.

A credibilidade adquirida pela família Tonon através dos anos permitiu que a empresa se tornasse em 2010 a primeira do setor a firmar uma parceria com o FIP DGF Terra Viva, que tem como seus cotistas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESPar), Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos (Finep), Funcef, Petros, Previ, Funchesf, Banesprev, Fibra e DGF Investimentos.